Porquê “Missão: Japão 2015”? No final de Maio de 2015, o Campeonato Mundial de Kendo (WKC), regressou ao emblemático local que viu nascer aquela que é a mais importante competição mundial da modalidade: o Nippon Budokan, na cidade de Tóquio. Com a sua primeira edição organizada neste mesmo local, no ano de 1970, pela recém-nascida International Kendo Federation, o regresso do WKC à sua primeira casa gerou uma enorme onda de entusiasmo por toda a comunidade mundial de praticantes e amantes desta arte centenária.

 

 

O Nippon Budokan, na capital do Japão.

O exterior do Nippon Budokan, na capital do Japão. (Foto: WikiCommons)

Com esta página e a primeira incursão pelo mundo do crowdfunding, a Associação Portuguesa de Kendo e a Selecção Nacional de Kendo deram a conhecer os seus esforços para representar Portugal nesta competição, e também apresentar iniciativas de apoio a este grande desafio. Porquê apresentámos iniciativas de apoio? Como acontece com muitas outras modalidades em Portugal, os competidores que representam as cores nacionais em campeonatos e eventos internacionais fazem-no sem qualquer tipo de apoio governamental ou institucional.

Para chegar ao outro lado do Mundo foi preciso mais do que a garra, o suor e as horas investidas em treinos. Para chegar ao outro lado do Mundo e entrar no Nippon Budokan com a bandeira nacional a nosso lado foi precioso o apoio de todos, que o fizeram das mais variadas maneiras: desde a partilha da nossa página e dos nossos conteúdos para que o Kendo nacional chegasse a mais pessoas, aos apoios monetário e patrocínios institucionais.

333

Com uma grande onda de apoio foi possível apoiar a Selecção Nacional de Kendo nesta grande aventura e ver as cores nacionais no Nippon Budokan. A todos, deixamos os nossos mais sentidos agradecimentos.

Com a experiência adquirida nesta primeira incursão, a Associação Portuguesa de Kendo e a Selecção Nacional de Kendo começam agora a preparar a “Missão: Coreia 2018” e o ciclo competitivo de três anos que agora se inicia