
A primeira participação portuguesa numa competição internacional de Kendo registou-se em 1985, quando uma pequena delegação nacional participou no 6.º Campeonato do Mundo de Kendo, em Paris. Desde então e só após um longo período de desenvolvimento do Kendo nacional é que Portugal voltou, a partir de 1998, a participar assiduamente em competições internacionais. Desde então a Selecção Nacional representou Portugal em seis Campeonatos do Mundo de Kendo e doze Campeonato Europeus de Kendo. Em 2007, tivemos a oportunidade de mostrar aos praticantes internacionais a dedicação portuguesa à modalidade, ao organizar o 21.º Campeonato Europeu de Kendo (em Lisboa), evento que marcou o auge e o desenvolvimento da modalidade em Portugal.
Em 2013, e pela primeira vez desde 1998, a Selecção Nacional não participou no 25.º Campeonato Europeu que decorreu na Alemanha, devido aos elevados custos na inscrição, alojamento e viagens dos atletas.
Sobre as competições internacionais:
O Campeonato Europeu de Kendo é da responsabilidade da Federação Europeia de Kendo (EKF) que, desde 1974, organiza a competição em todos os anos em que não se realiza o Campeonato Mundial de Kendo.
O Campeonato Mundial de Kendo é organizado pela Federação Internacional de Kendo (FIK) a cada três anos, desde a sua fundação em 1970. Apenas delegações dos países representados na FIK estão elegíveis para participar nesta competição internacional.
Em 2015 o campeonato do mundo de Kendo regressa ao local onde foram realizados os primeiros campeonatos mundiais em 1970, o Nippon Budokan, em Tóquio. Este regresso “às origens” está a ser considerado pela comunidade mundial do Kendo como um evento especialmente importante e representativo da evolução e internacionalização da modalidade.